Dicas e Cuidados Com a Iluminação de Natal



Com a chegada do mês de Dezembro, é hora de iniciar a montagem das arvores de natal e a decoração do ambiente. Mas alguns cuidados devem ser adotados para evitar acidentes e um consumo excessivo de energia.

Dicas de Economia e Segurança 


Antes de realizar as compras para a decoração do ambiente é recomendável realizar uma revisão nas instalações elétricas, pois em alguns casos o sistema elétrico encontra-se sobrecarregado e com a utilização de benjamim para interligar vários equipamentos isto pode provocar sobrecarga nas tomadas, resultando em aumento do consumo de energia e podendo até mesmo provocar acidentes devido a curto circuito.



A qualidade dos produtos para iluminação do espaço devem ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). É recomendável que peça ajuda ou orientação de um profissional antes de dar inicio a inserção de novos dispositivos a rede elétrica, dessa forma é possível realizar uma instalação mais segura evitando sobrecarga e possíveis choques elétricos. 


Para a decoração interna é aconselhável à compra de produtos que contenha a etiqueta que indique resistente ao fogo, pois na eventualidade de um curto circuito esta medida evitara que seja provocado um incêndio. Para os arranjos da arvore de natal evite utilizar iluminação que contenha partes metálicas expostas, pois isto pode provocar choque elétrico, evite deixar a arvore de natal próximo de objetos que possam pegar fogo tais como tapetes e cortinas.




Os piscas - piscas dão um toque todo especial ao espaço porém dentro de casa evite deixar as crianças próximo da iluminação sem a presença de um adulto pois elas podem sofrer um descarga elétrica ao mexer nos enfeites . Para a decoração externa utilize lâmpadas à prova d'água, O ideal seria a utilização de mangueiras de iluminação.






Outro cuidado especial que deve ser adotado na hora de realizar a decoração externa é que seja respeitada uma distância mínima de 1,5 metros entre a decoração de Natal e a rede elétrica da concessionária de energia, certifique-se de que os enfeites estão bem afixados, de forma que não arrebentem durante uma tempestade, é aconselhável desligar a iluminação durante a madruga para evitar o consumo de energia, atualmente no mercado existem tomadas programadas que realiza o desligamento automaticamente.



Para evitar o aumento do consumo de energia prefira lâmpadas de Led pois são mais econômicas e consomem menos energia. Outro fator que influência no aumento do consumo de energia elétrica é a quantidade de lâmpadas utilizadas para decorar o ambiente.



Se você gostou desta dica? Então continue nos acompanhando, pois temos muitas outras novidades prontas para serem compartilhadas com você. Não perca esta oportunidade de aprender mais sobre elétrica, com dicas e novidades incríveis do setor, não é mesmo?!
Precisando de uma ajudinha solicite um de nossos profissionais.

This entry was posted by Unknown. Bookmark the permalink.
Eletricidade - GIFMANIA Eletricidade - GIFMANIA Máquinas do tempo - GIFMANIA Eletricidade - GIFMANIA
Elétrica World. Tecnologia do Blogger.