Como Vários Interruptores Diferentes Podem Ligar e Desligar a Mesma Lâmpada





O Sistema de ligação paralela Triway ou Forway permite realizar o acionamento e desligamento de uma Lâmpada ou uma sequência de lâmpadas de Dois pontos ou mais sendo eles distribuídos ao longo do ambiente muito utilizado e escadas corredores e salas, pois permite acionar a lâmpada em um ponto e realizar o desligamento em outro.


Como realizar a ligação de um triway

A ligação em triway realiza a interligação entre dois pontos distintos para o acionamento e desligamento das lâmpadas. Para executar esta interligação e necessário 2 interruptores paralelos, cabo(fio) de preferência nas cores padrão preto para fase, amarelo para paralelo, vermelho para retorno e azul para neutro. A utilização de cabos de cores distintas facilita na hora de realizar a ligação e manutenções futuras.

Figura demostra como realizar a ligação de acordo com as cores dos cabos;

Triway



O diagrama elétrico de ligação do triway conforme normas técnicas e definido da seguinte forma o fio neutro representado pela cor azul vai diretamente à lâmpada, puxamos uma fase (preto) para um dos interruptores no esquema foi escolhido o primeiro interruptor, depois passamos 2 cabos (amarelo)  para fazer a ligação paralela entre os 2 interruptores, depois ligamos o cabo (vermelho)  diretamente na lâmpada.

Triway


Como realizar a ligação de um Forway

A ligação em Forway realiza a interligação entre vários pontos distintos para o acionamento e desligamento das lâmpadas. Este sistema e muito parecido com o triway, porem contém Três ou mais pontos para realizar o acionamento e desligamento das lâmpadas.

Figura demostra como realizar a ligação de acordo com as cores dos cabos;


Triway


O diagrama elétrico de ligação do Forway conforme normas técnicas e definido da seguinte forma o fio neutro representado pela cor azul vai diretamente à lâmpada, puxamos uma fase (preto) para um dos interruptores no esquema foi escolhido o primeiro interruptor, depois passamos 2 cabos (Amarelos)  para fazer a ligação paralela entre o 2, 3 ou 4 interruptores, depois ligamos o cabo (vermelho) diretamente na lâmpada.

Triway


Se você gostou desta dica? Então continue nos acompanhando, pois temos muitas outras novidades prontas para serem compartilhadas com você. Não perca esta oportunidade de aprender mais sobre elétrica, com dicas e novidades incríveis do setor, não é mesmo?!

Precisando de uma ajudinha solicite um de nossos profissionais.







This entry was posted by Unknown. Bookmark the permalink.
Eletricidade - GIFMANIA Eletricidade - GIFMANIA Máquinas do tempo - GIFMANIA Eletricidade - GIFMANIA
Elétrica World. Tecnologia do Blogger.